Dubai tem ganhado espaço como um santuário para russos ricos que fogem do impacto de sanções por causa da guerra na Ucrânia.
Bilionários russos e empresários têm chegado aos Emirados Árabes Unidos em números recordes, segundo executivos disseram à BBC.
As compras de imóveis em Dubai por russos cresceram 67% no primeiro trimestre de 2022, segundo um relatório.
Os Emirados Árabes Unidos não impuseram sanções à Rússia nem criticaram a invasão da Ucrânia. O país também ofereceu vistos a russos que não estão nas listas de sanções, enquanto muitos países ricos do Hemisfério Norte restringiram as entradas do grupo.
Estima-se que centenas de milhares de pessoas tenham deixado a Rússia nos últimos dois meses – embora os números exatos não estejam disponíveis.
Um economista russo disse que cerca de 200 mil russos deixaram o país nos primeiros dez dias da guerra.
A Virtuzone, que ajuda empresas a se estabelecer em Dubai, viu um grande aumento no número de clientes russos. “Estamos recebendo cinco vezes mais solicitações de russos desde que a guerra começou”, disse o chefe executivo George Hojeige.
“Eles estão preocupados com a crise econômica que está vindo. É por isso que estão vindo para cá para proteger sua riqueza”, acrescentou.
A chegada de russos impulsionou a demanda por apartamentos e condomínios de luxo na cidade. Corretores imobiliários relatam um crescimento nos preços de imóveis conforme os russos buscam casas para comprar em Dubai.
A imobiliária de Dubai Betterhomes diz que as compras de imóveis por russos foram dois terços maiores nos três primeiros meses de 2022.
E outra imobiliária, Modern Living, disse à BBC que contratou muitos corretores falantes de russo para atender à crescente demanda. O executivo Thiago Caldas disse que a empresa está recebendo muitas chamadas de russos que querem se mudar para Dubai imediatamente.
“Os russos que estão chegando não compram só como investimento, eles estão vendo Dubai como uma segunda casa”, ele afirmou.
Fonte: g1