Considerado Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco, o centenário bolo de rolo ganhou um gosto novo no São João de 2022. Entrando no clima junino, marcado no Nordeste pelas comidas de milho, o tradicional doce de origem portuguesa se misturou a uma outra iguaria e virou bolo de rolo com sabor de pamonha.
Para quem estranhou a nova versão da iguaria, o chef Mauro de Castro disse que não tem mistério. Trabalhando com bolo de rolo tradicional há quase dez anos, ele contou como incorporou o milho a essa receita, dando um toque junino a ela.
A receita tradicional de Pernambuco tem a massa fina e doce de goiaba. As camadas são sobrepostas e tudo é enrolado. Só não vale chamar de rocambole, pois são coisas diferentes.
No bolo de rolo de pamonha, a mudança está no recheio. Em entrevista ao g1, ele afirmou que usa milho verde ralado e batido no liquidificador com creme de leite e leite condensado. Isso tudo vai ao fogo para dar o ponto certo.
A massa é tradicional, com ovos, açúcar, manteiga (não pode ser margarina) e farinha de trigo. “Sem fermento, para não deixar muito fofa”, declarou o chef.
Mauro de Castro disse, ainda, que são quatro camadas de massa, polvilhadas com açúcar refinado, e quatro de recheio. Essa receita rende um bolo de dois quilos.
“O açúcar refinado é para dar o gosto do bolo de rolo. Se quiser, para incrementar, pode até colocar canela em pó, deixando ainda mais com cara de pamonha”, afirmou o chef.
Ele relatou que a ideia surgiu há alguns meses para incrementar o mix de produtos da empresa onde trabalha, criada há sete anos.
“Testamos por três meses até chegar a um ponto ideal, para ficar do jeito que as pessoas gostam. É realmente um bolo de rolo com a cara do São João”, disse.
A embalagem também tem a cara do São João. A caixinha vem com um barbante e um tecido de chita. “Para remeter realmente ao período junino”, explicou.
Para levar até o mercado, a empresa do chef Mauro de Castro produziu 30 quilos da nova iguaria. “Um quilo do bolo de rolo de pamonha custa R$ 69,90”, contou.
O produto está à venda no quiosque do Shopping RioMar, no bairro do Pina, na Zona Sul do Recife, e pela internet.
O novo sabor de bolo de rolo é o 13º criado pela empresa. Também existe a possibilidade de comprar a iguaria com sabores de chocolate, churros, limão, paçoca, entre outros.
A fábrica fica na Estrada de Aldeia, no Grande Recife. São 25 funcionários na empresa, que produz uma tonelada de bolo de rolo por dia. “Somos primeira empresa de bolo de rolo a ter franquia no mundo”, declarou o chef.
Fonte: g1