Pessoas com até 19 anos de idade e profissionais de saúde da rede pública e privada podem procurar as salas de vacinação de rotina do Distrito Federal para tomar a vacina contra meningite (Meningocócica C). A ampliação da faixa etária deve ser mantida até fevereiro de 2023. Após esse período, a vacina volta a ficar restrita para crianças de até 12 meses.
De acordo com a gerente de Doenças Imunopreveníveis da Secretaria de Saúde, Renata Brandão, o objetivo da ampliação é fazer com que indivíduos que não se vacinaram antes tenham oportunidade de fazê-lo. Isso também se deve à queda na cobertura vacinal que ocorre no DF, saindo de 84,5% em 2019 para 75,8% em 2021.
Também é ressaltada a consulta ao cartão de vacina, visto que indivíduos que receberam alguma dose da vacina Meningocócica ACWY, prevista para crianças de 11 e 12 anos, não devem receber nova vacina. Os locais de vacinação podem ser conferidos em lista disponível no site da Secretaria de Saúde do Distrito Federal.
Por que a meningite é perigosa?
A meningite é uma inflamação causada por vírus e bactérias de membranas que envolvem o cérebro — meninges. Ela pode ser transmitida por tosse, espirros, beijos e pela fala. Entretanto, o organismo pode desenvolver anticorpos e criar resistência à doença, o que não acontece com crianças de 6 meses a 1 ano, que ainda não desenvolveram anticorpos. Os médicos ou o hospital devem comunicar às autoridades sanitárias sobre quaisquer casos da doença.
Confira os sintomas:
– manchas vinhosas na pele;
– dor de cabeça forte;
– rigidez no pescoço (dificuldade em movimentar a cabeça);
– febre alta;
– vômitos (nem sempre, inicialmente);
– estado de desânimo, moleza.
Fonte: Diáriodepernambuco