Death metal é um subgênero do heavy metal. Tipicamente agrega guitarras com baixas afinações e muito distorcidas, tocadas com técnicas como palm muting e tremolo picking, vocais guturais, bateria tocada de maneira potente, uso de pedal duplo ou técnica de blast beat, alguns teclados ou atonalidade, ritmo rápido e mudanças abruptas de tempo.
No município de Pombos existe um público muito fiel ao gênero, e o produtor dos eventos underground na cidade é o Valdir Araújo, conhecido no instagran como valdir_araujo_thrash_beer.
O primeiro evento realizado na cidade foi no ano de 2009, no antigo casarão que funcionava nessa época, a Pizzaria do Saúba. O evento contou com a apresentação de três bandas, Messy Age, e Cabeças Podres, da cidade de Vitória de Santo Antão, e Anarquilação, da cidade de Gravatá.
Primeiro evento underground realizado na cidade, ano de 2009.
O Segundo evento aconteceu no ano de 2017 com apresentação das bandas, Suffocation Of Souls, e Natural Hate, da Bahia, Agressivo, da cidade de Caruaru, Lei do Kaoz, e Mente Podre, da capital pernambucana, Recife.
Segundo evento underground realizado na cidade, ano de 2009.
Seias anos depois sem rolar shows Underground na Terra do Abacaxi. O produtor do Metal da Morte, Valdir Araújo, trás para o Club Municipal de Pombos, Pugnari Unholy Death Metal, do Cabo de Santo Agostinho, e Podridão, de São Paulo Itaquacetuba.
Apresentação das bandas: Pugnari Unholy Death Metal, e Podridão.
O Club Municipal de Pombos, recebeu a galera do Underground de várias outras localidades. Marcaram presença, Vitória de Santo Antão, Gravatá, Caruaru, e Paulista.
O produtor do evento @valdir_araujo_thrash_beer contou com o apoio de sua equipe, de parceiros e patrocinadores locais, para realização desse grande show do metal.
Valdir Araújo com as Bandas Pugnari Unholy Death Metal, e Podridão.
(Depois de 6 anos sem rolar shows underground por aqui, dessa vez o metal da morte venceu! Uma segunda-feira falsa e regada ao real puro metal da morte! Vlw a todos que se fizeram presentes, mesmo com forte chuva, nada atrapalhou suas vindas ao local. Próximo ano esperem pelo pior! Agradeço a todos e em especial as bandas, Pugnari e Podridão, os shows foram fudidos). Fala Valdir Araújo, expressando sua alegria e gratidão por mais um evento realizado com sucesso.