Após um ano atípico, o Oscar, a principal premiação do cinema, retorna ao Teatro Dolby, em Los Angeles, e recebe as estrelas de Hollywood com o tradicional tapete vermelho. A 94ª cerimônia acontece neste domingo (27), às 22h.
Nos últimos meses, diversas premiações vêm acontecendo, como o Globo de Ouro, o British Academy of Film and Television e o Critics Choice Awards, que nos preparam para a noite em que Academia de Artes e Ciências Cinematográficas entrega as estatuetas.
Grande parte dos votantes desses eventos também elegem os vencedores do Oscar, portanto os resultados podem ser considerados um “termômetro” para a cerimônia.
Baseado nos vencedores do Bafta, Critics Choice Awards e Globo de Ouro, confira cinco filmes que podem se destacar no Oscar deste ano e garantir pelo menos uma estatueta na cerimônia.
1. Ataque dos Cães
Com 12 indicações, o faroeste é o grande favorito do ano. O filme estrelado por Benedict Cumberbatch, Kirsten Dunst e Jesse Plemons liderou as indicações do Oscar e ganhou os principais prêmios nas outras premiações. Além de Melhor Filme, Jane Campion também levou o prêmio de Melhor Direção no Bafta, Globo de Ouro e Critics Choice Award.
“Ataque dos Cães” acompanha um fazendeiro durão que trava uma guerra de ameaças contra a nova esposa do irmão e o filho adolescente ― até que antigos segredos vêm à tona.
2. King Richard: Criando Campeãs
Outro filme que pode levar estatueta para casa é a cinebiografia do pai das estrelas do tênis Serena e Venus Williams. A grande chance é por conta de Will Smith, que dá vida ao protagonista do filme e ganhou como Melhor Ator em todas as três premiações. A produção também concorre a outras cinco categorias.
“King Richard: Criando Campeãs” narra o caminho da família ao estrelato no esporte.
3. Drive My Car
O longa já ganhou destaque na lista de indicados por ser o primeiro filme japonês a concorrer à principal categoria do Oscar: Melhor Filme. Além disso, o drama também foi indicado como Melhor Filme Internacional e ganhou essa categoria no BAFTA, Globo de Ouro e Critics Choice Award.
Será que “Drive My Car” irá surpreender e fazer história na premiação igual o sul-coreano “Parasita” em 2020?
4. Belfast
A homenagem do diretor Kenneth Branagh, conhecido pelo trabalho atrás das câmeras em “Assassinato no Expresso do Oriente” e “Thor”, à sua cidade natal pode ser premiada no Oscar 2022. O filme levou Melhor Roteiro Original no BAFTA e o Critics Choice Award e está concorrendo à mesma categoria na cerimônia de domingo. Além de outras seis indicações.
“Belfast” acompanha um menino de 9 anos em meio a conflitos pessoais, políticos e sociais.
5. No Ritmo do Coração
Outro filme que se deu bem por conta de um ator nas premiações foi “No Ritmo do Coração”. Troy Kotsur ganhou como Melhor Ator Coadjuvante no BAFTA e no Critics Choice Awards e é um forte concorrente à categoria no Oscar. Mas o longa também tem chance de vencer Melhor Filme e Melhor Roteiro Original.
Ele já fez história por ter o primeiro ator surdo a ser indicado ao prêmio da principal premiação de cinema do mundo.
A produção narra a história de uma jovem, que é a única pessoa que ouve em uma família de surdos. Quando o negócio de seus pais é ameaçado, ela fica dividida entre seu amor pela música e suas obrigações.
Fonte: CNN