Arrastões, brigas de gangues e violência marcaram as prévias de carnaval, em Olinda, no domingo (8). Vídeos enviados ao WhatsApp da TV Globo mostram correria e agressões durante a noite, no Sítio Histórico.
As cenas de confusão foram registradas na Praça de São Pedro, um dos principais pontos turísticos de Olinda.
Desde setembro, a região ficou mais movimentada por causa das prévias carnavalescas e da presença de turistas. Entretanto, a violência é constante durante os eventos.
As imagens enviadas ao WhatsApp da Globo mostram pessoas correndo e brigando, e algumas delas caindo no chão. Para os moradores, o problema é a falta de planejamento para que as prévias aconteçam de forma segura.
A dentista Valéria Acampora adora carnaval, mas perdeu o ânimo e a coragem de brincar. Ela disse que a violência das prévias é combinada horas antes, pela internet, e ninguém toma providências.
“Nós temos grupos do Sítio Histórico. Ontem, às 14h20, recebemos mensagem dizendo que as pessoas iam se encontrar para fazer um arrastão. À noite, aconteceu isso tudo”, contou.
O recepcionista Pedro Lucena trabalha numa pousada que fica ao lado da praça. Ele disse que, todo fim de semana, o clima é de medo.
“Infelizmente, isso nos assusta e também assusta os foliões, que vêm brincar. Isso prejudica a gente aqui na pousada, porque afasta os hóspedes e acaba a violência sendo generalizada. São muitos vândalos que chegam às ruas de Olinda e prejudicam todo mundo”, disse.
Fonte: g1