A quarta rodada de negociações entre Rússia e Ucrânia começou na manhã desta segunda-feira (14), por videoconferência, informou Mykhailo Podolyak, negociador e conselheiro do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.
“A comunicação (com Moscou) continua estabelecida, embora seja complicada”, tuitou Podolyak, acrescentando que “as partes expressarão suas posições concretas”.
“A razão de nossas divergências vem do fato de que temos sistemas políticos muito diferentes”, destacou, ao chamar Rússia de “a opressão máxima de sua própria sociedade”.
Esta é a quarta rodada de negociações entre Podolyak e o russo Vladimir Medinski, conselheiro do Kremlin. As três sessões anteriores aconteceram nas fronteiras Ucrânia-Belarus e Polônia-Belarus.
A nova rodada acontece após uma primeira reunião sem resultados entre os chefes da diplomacia russa e ucraniana, na quinta-feira passada na Turquia.
A Ucrânia anunciou que voltaria a exigir uma trégua imediata nos combates e a retirada das forças russas, quase três semanas depois do início da invasão.
Fonte: Folha de Pernambuco