Um alto funcionário russo afirmou que o exército ucraniano superou em número as forças russas e pró-russas em oito vezes na última semana, após a ampla ofensiva de Kiev pelo leste.
“Falando sobre as forças que foram transferidas para a contraofensiva do exército ucraniano, superou nossas tropas em cerca de oito vezes, nada menos”, disse Vitaly Ganchev, o mais alto funcionário apoiado pela Rússia na região nordeste de Kharkiv, à emissora Rússia 24 nesta segunda-feira (12).
A informação foi divulgada pela agência de notícias estatal russa RIA Novosti.
Ganchev ecoou outras autoridades russas na tentativa de apresentar a retirada de Moscou como uma decisão de se reagrupar mais longe da linha de frente.
“Portanto, para preservar nosso pessoal, acho que foi decidido retirar, reagrupar”, acrescentou.
A CNN não pode verificar independentemente as alegações de Ganchev.
O recente colapso da Rússia na região nordeste de Kharkiv foi recebido com duras críticas de partidários do Kremlin – e levantou a questão de como Moscou responderá ao seu fracasso.
O líder checheno Ramzan Kadyrov, que forneceu milhares de combatentes para a ofensiva, disse que “erros foram cometidos”, em um post do Telegram no domingo. Kadyrov acrescentou que entraria em contato com altos funcionários do Ministério da Defesa para explicar sua mensagem.
Kholmogorov, um blogueiro e defensor ferrenho do presidente russo Vladimir Putin, também se juntou ao coro de críticas dirigidas a Moscou.
Eles republicaram uma conta igualmente contundente pelo canal Partizan Telegram das linhas de frente.
“Os soldados estavam a pé com uma metralhadora e um saco. Abandonados pelo comando, sem saber o caminho, caminharam ao acaso”, dizia o post.
“Senhor, salve os soldados russos de golpes de frente e ainda mais de golpes nas costas.”
Fonte: CNN