O Uber vai mostrar, aos motoristas parceiros do Recife, o endereço de destino e o valor total da corrida antes que eles aceitem a viagem. O novo recurso está disponível em todas as capitais do país e foi anunciado pela empresa nesta terça-feira (5).
Antes dessa mudança, os motoristas viam apenas uma estimativa do percurso até o ponto de encontro do passageiro. Agora, além de conferir o destino, a tela de oferta de viagem também passa a mostrar o valor total em reais que o motorista receberia com a corrida, incluindo o adicional de preço dinâmico, quando esse recurso estiver ativo.
Segundo a empresa, no novo modelo, o cálculo de ganhos do motorista deixa de ser fixo e passa a incluir mais variáveis. Antes, eram considerados tempo e distância em cada corrida. Agora, o Uber afirma que o preço da corrida leva em consideração o trajeto até o passageiro, o horário do dia e o perfil da viagem.
O presidente da Associação dos Motoristas e Motofrentistas por Aplicativos de Pernambuco (Amape), Tiago Silva, afirmou que a nova medida adotada pelo Uber faz parte de uma lista de reivindicações feitas pelos condutores.
“Na questão de segurança, é muito importante. Em Pernambuco, existem algumas áreas de restrição apontadas pela empresa, em determinados locais”, declarou Tiago.
Ainda de acordo com ele, é fundamental que se adote o reconhecimento facial e a empresa forneça aos motoristas a foto dos passageiros. “Fizemos essas reivindicações no último protesto realizado em várias cidades”, contou.
De acordo com o Uber, a atualização do aplicativo para os condutores também está disponível para motoristas de outras “centenas de municípios que fazem parte das maiores regiões metropolitanas” do país, mas não especificou quais são essas cidades.
Esse novo recurso beneficia tanto os motoristas parceiros do aplicativo quanto os passageiros, aponta Hélcius Carvalho, que utiliza o Uber para se deslocar na capital pernambucana.
“Acredito que essa medida é boa para os passageiros, pois, com a certeza do endereço final, a taxa de aceitação das corridas aumentará. Muitas vezes por não saber o local exato, o motorista não aceita a corrida. Para os motoristas, também será melhor, pois ele pode decidir não aceitar uma corrida se achar que o destino não é seguro. Modificação boa para ambos os lados”, disse Hélcius.
Por que mudou?
Segundo o Uber, a medida visa diminuir as desistências e os cancelamentos de corridas no aplicativo, um dos efeitos colaterais da alta dos combustíveis. Como o g1 informou em março, cada alta nos preços cai como uma bomba nos grupos de conversa dos motoristas do app.
Selecionar as melhores corridas é uma forma dos motoristas garantirem o retorno da atividade. O novo recurso do Uber pode facilitar a atividade dos parceiros da plataforma.
Empresa removerá temporariamente recurso de dividir valor de viagens
Quais são as cidades brasileiras com os passageiros mais bem avaliados
Em setembro do ano passado, a Associação dos Motoristas de Aplicativos de São Paulo (Amasp) acusou o Uber de excluir, em todo o país, mais de 15 mil motoristas por excesso de cancelamentos.
Na época, a empresa negou a quantidade, dizendo que baniu 1,6 mil condutores. A empresa também afirma que “cancelamentos excessivos ou para fins de fraude” violam o Código da Comunidade.
Teste desde 2020
A ferramenta de cartão de oferta foi aplicada aos poucos, desde 2020, em um modelo de teste em “centenas de cidades”, como os municípios na região metropolitana de Belo Horizonte, Goiânia, Recife, Campinas, Fortaleza, Rio de Janeiro, Florianópolis, Vitória, entre outras, apontou a empresa.
Já o recurso de destino detalhado da viagem estava sendo testado em um grupo menor, incluindo as regiões de Curitiba, Recife, Manaus, São José dos Campos (SP), Porto Alegre, entre outras.
No blog da empresa, ao oficializar a mudança, a gerente de operações para segurança do Uber Araceli Almeida afirmou que o recurso dá mais tranquilidade aos motoristas.
“O objetivo é tornar cada oferta ainda mais clara, fornecendo mais detalhes das viagens que estão sendo solicitadas por meio do aplicativo para que os parceiros possam decidir antecipadamente quais desejam realizar”, disse Araceli.
“A gente espera que a nova ferramenta também possa melhorar a experiência dos usuários ao reduzir os motivos de cancelamento pelos parceiros”, declarou.
Fonte: g1