A Polícia Federal (PF) abriu um inquérito para investigar um homem que aparece em um vídeo ameaçando matar o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), durante a cerimônia de posse, no próximo domingo, dia 1º de janeiro. Nas imagens, que circulam na internet, o rapaz aparece com uma arma do tipo rifle, equipada com tripé e supressor de ruídos ameaçando tirar a vida do petista.
A PF emitiu uma nota, onde informa que o homem que aparece no vídeo compareceu de forma espontânea à sede da Delegacia de Polícia Federal em Caruaru, no Agreste Pernambucano. Na ocasião, foi entregue aos policiais federais a arma usada durante a filmagem, sendo constatado que não se tratava de um rifle, como dito no vídeo, mas uma arma de pressão por ação de ar comprimido, as famosas espingardas de chumbinho. Também foi entregue uma pistola calibre 9 milímetros, que ele possui na condição de caçador, atirador e colecionador (CAC), que estava devidamente registrada junto ao Exército Brasileiro.
Em depoimento, ele alegou que o vídeo foi gravado em tom de brincadeira, sem intenção de publicar, no entanto, postou de maneira não intencional nos stories do Whatsapp, que permaneceu no ar por 10 minutos. Além da apreensão das duas armas, foi instaurado um inquérito policial para investigar o caso. Ele pode responder pelos delitos de ameaça e incitação ao crime.