A Prefeitura do Recife divulgou um conjunto de intervenções com o objetivo de minimizar os impactos das chuvas na cidade. O valor investido na Ação Inverno 2022 será de R$ 148 milhões, um crescimento de cerca de 50% em relação ao ano passado, incluindo micro e macrodrenagem, prevenção e monitoramento em áreas de risco e eliminação de pontos críticos de alagamento, entre outras atividades.
As primeiras ações começaram ainda em janeiro, com a limpeza dos canais, e agora ganha reforço para o período mais chuvoso da cidade, envolvendo mais de 3.000 servidores de diversas secretarias e órgãos municipais, caso haja necessidade. O prefeito do Recife João Campos detalhou a Ação Inverno 2022 no auditório do 15º andar do edifício-sede da Prefeitura do Recife na manhã desta quinta-feira (10).
“Hoje a gente faz um anúncio de um investimento histórico. São R$ 148 milhões e isso representa o maior volume da série histórica de investimento da preparação do Recife para o período de chuvas. Obras de barreira, de drenagem, de mitigação de pontos críticos de alagamento, limpeza de canal e de galeria, ampliação do programa Parceria, colocação de novas drenagens junto às escadarias da cidade”, afirmou João Campos. “É um conjunto de ações, que representa um número alto, mas que representa o sonho de muita gente. São pessoas que poderão dormir com tranquilidade, sabendo que a sua encosta vai estar protegida e que a escadaria que dá acesso a sua casa vai ser recuperada. É isso que é o verdadeiro significado desse número: as vidas que serão protegidas em virtude desses investimentos”, acrescentou.
“Serão realizadas obras de requalificação de escadarias, de implantação de grandes encostas, mas que requerem menos investimentos, além de 1.000 obras do Parceria, que são menores mas garantem segurança e salvam milhares de vidas. Além disso, haverá implantação de corrimãos e limpeza de canais, que já foram iniciadas no começo do ano, e serviços de manutenção, como limpeza de galerias e canaletas. Tudo para garantir um inverno com menos transtornos”, destacou a secretária de Infraestrutura do Recife, Marília Dantas.