O governo de Pernambuco autorizou nesta sexta-feira (1º) a vacinação de toda a população contra a gripe, a partir da segunda-feira (4). Pode receber o imunizante qualquer pessoa a partir de 6 meses de idade, caso o município em que mora tenha doses, já que as cidades são as responsáveis pela campanha.
A ampliação ocorre no final da Campanha Nacional de Vacinação, que visava a imunização de 3,5 milhões de pernambucanos contra a influenza. Essas pessoas fazem parte de grupos prioritários, como crianças e idosos. Foram aplicadas 1.642.402 doses, o que equivale a 47,75%.
A mobilização termina no domingo (3) e, no dia seguinte, a campanha poderá ser ampliada para todos. Apesar da ampliação, a SES pediu que os municípios priorizem as pessoas mais vulneráveis. A vacina contra a Influenza deverá ficar disponível como imunizante de rotina nos postos de saúde, durante todo o ano.
Segundo a SES, somente o grupo dos indígenas bateu a meta de vacinação estabelecida pelo Ministério da Saúde, de 90% do total. No estado, 48,8% das crianças de 6 meses a menores de 5 anos receberam a proteção ofertada pela vacina, com 321.444 doses aplicadas. O público a vacinar nesta faixa etária é estimado em 603.525 meninos e meninas.
Para os idosos, foram aplicadas 674.444 doses, contabilizando uma cobertura de 44,9%. A meta é vacinar 1.252.642 das pessoas com mais de 60 anos de idade.
A vacina protege contra os vírus da Influenza H1N1, H3N2, incluindo a cepa Darwin, e tipo B.